Perda de visão por que é cada vez mais comum? E como evitá-la?

Perda de visão por que é cada vez mais comum? E como evitá-la?

Perda de visão, o número de casos de cegueira, e deficiência visual só tem aumentado. A boa notícia, porém, é que 80% deles podem ser prevenidos, saiba como.

perda de visão

Perda de visão, saúde dos olhos.

Problemas como maus hábitos, cigarro e sedentarismo, pressão alta e diabetes podem causar problemas no futuro da sua visão.
“Os carros parados numa esquina esperam o sinal mudar. A luz verde acende-se, mas um dos carros não se move.
Em meio às buzinas enfurecidas, percebe-se o movimento da boca do motorista: Estou cego!”
perda de visão

E os casos só aumentam.

O trecho, extraído do romance Ensaio Sobre a Cegueira, do português José Saramago, é fictício, mas o drama de quem convive com a perda total ou parcial da visão é real.

Nos últimos 25 anos, o número de casos de cegueira no mundo passou de 30,6 milhões em 1990 para 36 milhões em 2015. No mesmo período, o índice de portadores de algum tipo de deficiência visual, de moderada a grave, registrou um crescimento de 36%.
perda de visão

Doenças não diagnosticadas.

Hoje são 217 milhões de pessoas nessa situação, a maioria delas vítima de doenças não diagnosticadas e tratadas a tempo, como catarata e glaucoma. Pior: a expectativa é que, até 2050, esse índice chegue a triplicar.
“O número de cegos e deficientes visuais vem se elevando porque a população mundial, além de ter aumentado, também envelhece”. A informação foi passada pelo oftalmologista britânico Rupert Bourne, autor de um minucioso estudo que analisou a saúde ocular de 188 países. Os dados foram obtidos a partir do banco de dados Global Vision Data-bases.
Embora pese bastante, o envelhecimento não é a única explicação para esse boom. A expansão de alguns problemas sistêmicos (pressão alta, diabetes…), maus hábitos (cigarro, sedentarismo) e até o uso indiscriminado de remédios(inclusive colírios) têm lá sua parcela de culpa.
perda de visão

Dá, sim, para prevenir!

Apesar de já estar associado à miopia, o uso regular de celulares, tablets e computadores bem como o hábito de ler e trabalhar em locais fechados não parece influenciar na perda da visão em si.    “Na pior das hipóteses, vai causar sensação de olho seco e vista cansada”, esclarece o oftalmo Carlos Eduardo Arieta, professor da Universidade Estadual de Campinas.
Dá, sim, para prevenir a perda de visão.
“A partir dos 40 anos, quando ocorre uma frequência maior de doenças potencialmente causadoras de cegueira, as consultas precisam ser rotineiras”, aconselha o oftalmo João Marcello Furtado, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
perda de visão

As visitas ao consultório.

O êxito aqui depende de acompanhamento médico. “Se o indivíduo tem histórico de doença ocular na família, por exemplo, o retorno deve ser anual”, orienta o oftalmo Paulo Augusto de Arruda Mello, da Universidade Federal de São Paulo.
As visitas ao consultório — onde o especialista vai inspecionar o fundo do olho, medir a pressão intraocular… — permitem flagrar e remediar desde cedo os males da vista. Até porque os tratamentos evoluíram bastante nos últimos anos. “Devemos ir ao oftalmo não apenas para fazer óculos”, ressalta Marcela. Isso é que é visão de futuro!

Fonte; https://saude.abril.com.br/

Ative o sininho no rodapé da página, e seja avisado de novos postes.

Envie seu comentário